Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pescaria no Rio São João em Minas Gerais


As cidades de Igaratinga e Torneiros se localizam há 80 km de distância da Capital Mineira, isso aproximadamente. O acesso é possível através da BR 262. Graças a Deus, estou vivo para ver a duplicação daquela via, pois trafegar por lá não era fácil. Quem conhece sabe, teve época dos buracos no trecho serem grandes a ponto de engolirem um carro. A bem da verdade, a via tinha sido recapeada não faz muito tempo e o asfalto ainda estava bom, mas certamente, moradores locais e viajantes agradecem o alargamento e a multiplicação das pistas feitas com o PAC. Muitos morreram em acidentes por àqueles lados. Resta-nos torcer por momentos melhores, onde os episódios de extrema tristeza sejam apenas lembranças passadas confortadas pelo tempo. Voltando ao tema principal, os pontos de pesca são muitos, e de fácil localização. Atualmente, quando posso, pesco junto às torres de transmissão energética. Para chegar lá, basta passar por dentro da pequena cidade de Torneiros sentido a lagoa Azul. Neste rio, dependendo da localização é possível pescar Tilápias – usina dos Brito - Traíras, Lambaris, Piaus, Corimbas – Igaratinga - Pacus, entre outras espécies, veja então, que o pequeno ribeirão sobrevive, apesar da exploração desenfreada do ser humano. Eu, na condição de turista prefiro insistir na pescaria do Piau, usando farinha de trigo e água do rio São João; garanto: "a isca fica divina". O melhor horário para pescá-los se dá das 17h às 22h, captura-se peixes com mais de quilo. Um abraço aos amigos pescadores e boas pescarias sempre!


2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Também quero estarei indo pescar em Torneiros pela 1ª vez e gostaria se possível que descrevesse como chegar a esse local.

Clayton disse...

O acesso a cidade de Torneiros - MG, é feito pela BR 262. Existem muitos pontos de pesca. Para chegar junto ao rio é preciso trafegar por estrada de terra em boas condições. Chegando na cidade é só perguntar, vai achar com facilidade algum pescador para lhe informar.