Total de visualizações de página

Dicas sobre pesqueiros

Dica sobre Pesqueiro
______________________________________________
Alternativa excelente para quem busca pescar perto de casa e quer um pouco de segurança. Nos dias atuais é muito arriscado pescar nas represas próximas da Capital de São Paulo, porquanto, não há qualquer segurança para nós pescadores.
Nos pesqueiros temos basicamente (03) três modalidades de pesca. A primeira é a pesca esportiva onde se paga uma taxa para pescar e soltar o peixe. A segunda é o pesque e pague, onde o pescador paga pelo quilo do peixe pescado. E a terceira é o pague e pesque, que consiste no pagamento de uma taxa fixa, onde o pescador pesca de forma livre sem controle do quilo pescado ou é pré-estabelecida uma cota, com quantidade máxima de peixe permitida na captura, neste caso o excesso é pago separadamente.
Ao chegar no local de pesca é muito importante observar os pontos onde os peixes estão batendo, notadamente para a espécie que se deseja pescar. Nota-se que as Carpas Cabeçudas, por exemplo, geralmente são capturadas no meio do lago, e ao contrário, as Tilápias procuram as margens ficando mais próximas dos barrancos. Assim é importante observar quais os locais onde o peixe procura o alimento, para o amigo pescador conseguir pegar alguma coisa, pois é comum o insucesso na brincadeira, quando se está em local onde o peixe não bate. As vezes compensa ir no pesqueiro só para olhar.
Na época do frio a Carpa fica mais ativa, enquanto que a Tilápia fica manhosa. Se a intenção não for pescar Carpa, talvez a modalidade de pesca por quilo seja mais vantajosa, vez que é comum não se pegar nada com a temperatura abaixo dos dezoito graus. Mas quando se pega é de arrebentar a linha, pois peixes maiores possuem maior gordura no corpo e conseguem vencer o frio em busca de alimento. Então, se no pesqueiro houver peixes de quilo pra mais, ótimo existe chance de se fazer uma boa pescaria. Todavia, sabemos que na modalidade pague e pesque os exemplares grandes são raros.
É importante também, verificar os dias da soltura do peixe no lago, pois nesses dias as capturas costumam ser melhor que noutros dias.