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Dicas sobre o motor Phantom 44lb


Verifique as pontas dos cabos, em especial por baixo das capas que encobrem as garras de conexão junto à bateria, pois podem estar oxidadas ou enferrujadas e interromper a alimentação de energia por mau contato fazendo com que o motor não funcione.

Para evitar a quebra da hélice é importante retirá-la ao transportar o seu motor. No caso de reposição existem lojas na internet, a exemplo: Juninho e Martinelli, com peças para reposição.

Vamos aproveitar para falar sobre a chave seletora. Quando movimentar a alavanca de um alado ao outro e não perceber alteração na função, ou seja, o motor não desliga, não altera de velocidade, certamente a chave quebrou. Para desmontá-la não há necessidade de desconectar os cabos de força - desligue apenas da bateria. Ela trabalha presa  a alavanca de controle que é composta por dois tubos metálicos unidos entre si, existindo um orifício no tubo que vai conectado na chave seletora, neste buraco trabalha uma esfera acoplada numa pequena peça plástica, fácil de quebrar na desmontagem. Caso isso ocorra enrole fita isolante fixando a peça entre os dois tubos, para que o trabalho de aumento e diminuição do tamanho da alavanca não fique prejudicado.

Ao abrir a chave seletora de um lado da peça temos uma trilha conectada aos cabos de força. Na outra parte, existem quatro orifícios aonde vão quatro molas e os respectivos terminais para contato. Ao retirar a alavanca do eixo da chave seletora, visualizaremos uma trilha sem circuito elétrico, com uma esfera em seu interior que tem a função de intercalar as alterações de posição de rotação do motor e desligá-lo. Essa trilha metálica trabalha em conjunto com outra cunhada numa peça plástica e que por sua vez tem a função de posicionar os contatos de desligamento e inversão de rotação, ou seja, permite o funcionamento do motor para frente ou para trás. Geralmente há o rompimento do pino e conforme o caso é possível recuperá-lo. Para isso, pegue uma embalagem de detergente recorte uma tira da largura da peça quebrada em tamanho suficiente para recobri - lá por completo. Faça um orifício para abrigar o pino quebrado e cole com super bonder, recortando eventuais excessos que possam atrapalhar o movimento da peça.
No fechamento da chave seletora, coloque a esfera no primeiro rebaixo da trilha metálica, e a parte arredondada da peça, onde fica abrigada a molinha, encaixe na esfera e segure firme até travar com a alavanca e apertar. 

Verifique o funcionamento girando de um lado a outro, notará que o movimento se faz com  pequenas paradas. É sinal que a montagem foi correta e a chave foi recuperada.

Um abraço aos amigos pescadores e boas pescarias sempre.