Total de visualizações de página

domingo, 23 de maio de 2010

Pescaria na Toca do Leitão em Santa Branca - SP


Estive por lá na companhia de dois companheiros, o Andere e o Marino. Fomos até um rancho na beira da represa com outros colegas moradores da região. Pessoas simples de uma simpatia ímpar que conservam a gentileza interiorana, e tal estado de espírito é percebido também junto aos moradores locais. A minha impressão pessoal foi à melhor possível. O lugar é maravilho com muita preservação ambiental e diversificados pontos de pesca. Ao chegar à Toca, é possível avistar pescadores pescando do barranco firmes e vigilantes em suas cevas.
Em contato com os colegas, disseram que as pescarias costumam ser bem produtivas, mas exige paciência e equipamento ajustado. Uns pescam com varas telescópicas e outros com micro molinetes. As iscas são as mais variáveis, contudo, o milho e o capim são bem utilizados.
Na pescaria embarcada, o amigo pescador pode fazer uso da rampa pública, que por sinal é muito boa. No local não contamos com estrutura de estacionamento e locação de barcos, mas existem propriedades vizinhas onde, conversando, é possível negociar a estada do carro e da carreta. Dos relatos obtidos, a conclusão foi péssima, ou seja, não arrisque deixar os seus equipamentos sem a guarda necessária, pois a quantidade de furtos aumenta vertiginosamente, mas esse fato, atualmente, assola qualquer região e não tira o brilho da localidade.
Confesso que na minha primeira estada nesse ponto de pesca, não capturei qualquer espécie, mas outros companheiros embarcados tiveram ações de Tucunarés.  Segundo eles, a questão da temperatura pouco influenciou no resultado. Fui alertado que, em função da cor da água – suja - iscas de meia água de cores avermelhadas renderiam melhores resultados.
Por fim, para chegar ao rancho  navegamos  uns 20 minutos, e já foi o suficiente para me perder no momento da volta a Toca, pois são muitas as alternativas de rota a serem exploradas. Fomos salvos, já ao escurecer quando avistamos uma embarcação à frente e resolvemos segui-la, e com a sorte do nosso lado, chegamos ao acesso da rampa. Não fosse isso, seriamos obrigados a acampar até o dia amanhecer. No entanto, descibruimos não sermos os únicos a ter problemas, pois outra embarcação acabou sendo rebocada ante a falta de combustível que lhe abateu. Então, estimado amigo pescador, fique alerta aos detalhes mencionados e boas pescarias sempre!







"Constitui a orla da represa do Rio Paraíba do Sul, numa extensão de 15.000 m², é uma Área de pesca, lazer e recreação e prática de esportes aquáticos. A represa com Área inundada no Município de Santa Branca de 781 Km, segundo dados da Light - Serviços de Eletricidade, é ideal para passeios de barcos, onde pode-se conhecer diversas ilhas com seus animais e pássaros silvestres.


Seu uso público, recebendo um fluxo de turistas, nos finais de semana, dado a proximidade de Santa Branca aos grandes centros urbanos como São Paulo, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Mogi das Cruzes etc. A facilidade de acesso ao município pela Via Dutra ou Rodovia Carvalho Pinto é o fator positivo para o aumento da População flutuante. A "Toca do Leitão" está situada no Jardim Santa Branca a 4 Km da Sede Municipal.

O acesso a "Toca do Leitão", através da Avenida Santa Luzia, pavimentada, a mesma de acesso aos moradores do Jardim Santa Branca, transitável em qualquer época do ano. É uma atração turística conhecida por todos os moradores residentes de Santa Branca, que mesmo se não houvesse sinalização, seria fácil a qualquer visitante receber informação para chegar a "Toca do Leitão." (fonte: http://www.explorevale.com.br/cidades/santabranca/turismo.htm)


"Santa Branca localiza-se a uma latitude 23°23'48" sul e a uma longitude 45°53'02" oeste, estando a uma altitude de 648 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14.397 habitantes. Hidrografia: Curso superior do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes da margem esquerda: Putim, Monos, Gomeatinga, Barretos, das Pedras e Jacaré. Clima: Temperado com inverno seco e média em torno de 17,5°C.Relevo: Montanhoso e pertencente à Serra do Mar.

Localização

Santa Branca – São Paulo – Via Dutra 105 *km


Santa Branca – São Paulo – Rodovia Carvalho Pinto 91 km


Santa Branca – Jacareí 15 km


Santa Branca – São José dos Campos 33 km


Santa Branca – Guararema – 19 km


Santa Branca – Salesópolis – 20 km


Santa Branca – Paraibuna – 29Km" " (fonte: Wikipedia).



Nenhum comentário: