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Dicas sobre motores de popa


Motor de popa

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Quando adquiri o meu motor, não entendia nada sobre o seu funcionamento. Mal sabia como dar partida, contudo, o uso faz o mestre, então longe de ser escolado em matéria de motores de popa, na qualidade de usuário em temporadas, aproveito para tecer alguns comentários experimentados por mim:

Qual motor, entre 15 e 25 HP devo adquirir?


Está dúvida já permeou os meus pensamentos. Atualmente posso dizer um pouco sobre esses dois motores, então vamos lá.

Para quem já não conta com muita força, navega com botes de até 5 (cinco) metros, com peso de casco não superior aos 90 kg. Dentro do barco o peso total da tripulação e tralha não deve ultrapassar 250 kg, considerando ainda, que cada barco tem as suas especificações definidas pelo fabricante. Na média de peso citada, o motor de 15 HP, no meu caso, foi suficiente para atender as minhas necessidades, mas não pode ter pressa no deslocamento. A velocidade na navegação é boa, mas seria como comparar o desempenho de um carro 1.0 com um 1.8. Outro fato importante é que o motor é menor e mais leve possibilitando o uso em botes de aluguel.

Já o de 25 HP, é um motor mais pesado, não permite o transporte com facilidade, vez que exige um bom espaço no porta malas do veículo, e a coluna dorsal do amigo pescador tem que estar em perfeita condições, pois além do peso, o motor é bem desajeitado para carregar no braço.

Com relação ao consumo, o motor de 25 HP vai bem se o cabo for entortado até o meio. Equivale quase ao final do motor de 15HP. Passado do meio cabo, a velocidade aumenta e o consumo também, mas nada que seja absurdo.

Resumindo: Compraria um motor de 25HP se tivesse que transportar mais de 300 kg, e se o motor ficasse sempre na popa do bote, caso contrário, o de 15HP é excelente, pois além de poder usar na própria embarcação, cabe no porta malas de um gol por exemplo.

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Ao dar partida!

Certifique-se que a gasolina foi batizada com óleo apropriado. Com a hélice submergida na água, observe no câmbio se a alavanca está na posição neutra. Bombeie a gasolina para o carburador, acione o afogador e acelere no manche pouca coisa. Puxe a cordinha com vigor e rapidez, ao iniciar o funcionamento seja rápido em desativar o afogador. Espere aquecer um pouco e verifique na parte superior da rabeta se o motor está soltando água – fazendo xixi. Eu só navego com o motor destravado, ou seja, libero aquela trava destinada a soerguer ele da água, mas cuidado, quando for engatar a ré a trava tem que estar acionada.

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Marcha lenta

Nada mais desagradável que ficar puxando a cordinha, em busca de dar partida no motor até o braço fadigar de cansaço e dor. Por vezes um pequeno ajuste na marcha lenta poderá por fim a este martírio. Com muita paciência e com a embarcação na água, o amigo pescador vai ter que tirar a tampa de proteção do seu motor e junto ao carburador procurar por um parafusinho na maioria das vezes de cor dourada. A posição do parafuso é variável de acordo com o modelo da máquina. O importante é não alterar muito a posição do mesmo, buscando girá-lo vagarosamente. Não adianta ficar mudando ele de posição sem aguardar um pequeno intervalo, pois não é imediata a resposta quando se faz a regulagem. No meu caso já cheguei a ponto de ficar parado no meio do rio sem partida. Não tive outra alternativa, que não, tentar fazer de tudo para voltar para casa. O que fiz, fechei toda a entrada de ar, ou seja, o parafuso dourado e fui abrindo aos pouco, até acertar a posição mais adequada. Lógico que isso não dispensa o serviço de um mecânico especializado, mas não raro é sair da revisão e ficar na mão. Existe outro parafuso destinado ao ajuste da acelaração, este geralmente tem uma mola e serve para deixar o motor com um mínimo de aceleração.
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Ajuste da posição do motor
Para efeito de desempenho na água, o ajuste da altura da rabeta do motor é de suma importância. Assim quanto mais erguida estiver a hélice da água, a tendência é o barco desenvolver melhor. Mas para acertar a posição correta o amigo pescador terá que ir alterando e navegando até sentir qual altura fica melhor para o seu barco. Toda vez que alterar o peso a ser transportado, provavelmente vai ter que alterar a regulagem, se não o fizer, o amigo pescador passará achar que o motor está com problema, pois certa pescaria funciona bem e outra vai mal.