Total de visualizações de página

domingo, 30 de junho de 2013

Pescaria em Três Marias - Morada Nova - MG



Lugar aprazível, cercado de grotas onde se consegue pescar Tucunarés sem a necessidade de barco. Pesca-se do barranco numa imensidão de pontos para se arremessar. O lugar que costumo ficar não conta com qualquer infra-estrutura e a sua única companheira será a natureza e outros colegas pescadores, que, fora da temporada dificilmente serão avistados. Para chegar lá saindo de São Paulo percorre-se 850 Km aproximadamente. A viagem se inicia pela Fernão Dias, e para quem não conhece a região  é bom dar uma olhada em um site de roteirização. Algumas dicas: Siga em direção a cidade de Abaeté-MG, em frente ao terminal rodoviário é possível comprar gelo e mantimentos com o melhor preço. Compre também  iscas e algum material de pesca faltante, para não perder tempo procurando em outras cidades de menor porte. Saindo de Abaeté vá sentido a Morada Nova - MG, há 5 Km antes de chegar na cidade vire à esquerda em direção à Balsa. Ao fazer a travessia têm dois pontos de desembarque. Opte pelo lado esquerdo conhecido como "Escurão". Ao desembarcar ande uns 3 Km, e observe a represa do seu lado direito da estrada de terra. Deste ponto em diante, qualquer lugar é bom para acampar. A quantidade de peixes que se consegue capturar em um dia bom de pescaria é coisa que impressiona qualquer pescador sofredor de represa em São Paulo. Confesso não haver explorado adequadamente o local com relação a outras espécies, vez que ao meu ver o Tucunaré na água doce é imbatível e para mim se ele não é tido como rei do rio, poderia ser considerado o rei da represa, mas mesmo sem dar muita ênfase para outros peixes pude capturar muitos Lambaris, Piranhas, Traíras e Piaus. Os moradores da região pescam muito com jig de pena, pegam o peixe no fundo. Eu prefiro as iscas de superfície e recomendo as do tipo zara vermelha e branca, usei uma da Mariner Sports, com ótimos resultados. Não levo ao extremo a orientação do pesque e solte, no caso do Tucunaré solto os menores e faço filé dos demais.


Importante: No período da piracema não é permitido a pesca de espécies nativas, mesmo que seja para consumo. Em resumo, pode-se pescar Tucunarés, Tilápias, Piranhas e Corvinas, com limite de 3 Kg, Atualmente me parece que houve mudança na regra, enfim, é preciso se informar com os locais, para não ser surpreendido e multado. Assim se o amigo pescador capturar um lambari que seja, poderá ter o material de pesca apreendido. A fiscalização é rígida e os policiais cumprem bem o seu trabalho. Então, respeite as normas!  










Em abril de 2013, partimos em direção a Morada Nova e perto do já comentado ponto da Balsa resolvemos conhecer uma pousada da região. O local é simples e conta com alojamentos equipados com beliches, banheiro interno, fogão, geladeira e utensílios domésticos. É cobrado R$ 20,00, por pessoa. Não conta ainda com barcos para aluguel, mas é fácil colocar a própria embarcação na água. Estávamos despreparados e a intenção era passear e pescar piaus de barranco. O nível da represa estava muito baixo e os peixes não estavam encostando. O administrador do lugar conhecido por Relinho se tornou mais um amigo pescador e nos ajudou dando dicas e disponibilizando barco e remos para travessia do canal, mas percebi no primeiro dia que dali sairíamos insatisfeitos, abusei então da boa vontade do novo amigo e pedi emprestado caixa de isopor e alguns utensílios. Expliquei que buscaria outro ponto. Partimos assim em direção à cidade onde compramos gelo entre outras coisas. Na volta passamos pela pousada e perambulamos muito em busca de lugar aparentemente seguro e promissor até montar o acampamento. Andamos uns 600 metros até a primeira grota e cevamos bem em busca dos piaus. Resolvi andar barranqueando tentando localizar os tucunas. Logo nos primeiros arremessos os pequenos mostraram a cara e um enorme cardume encostou. Aproveitei para mesclar entre zara e stick. Estava muito divertido ver os ataques dos pequenos gigantes e surpreendentemente depois de muitos arremessos entre pega e solta surge um enorme rebojo convidando o coração à disparar e a bater mais forte, peso na ponta da linha e lá estava ele com a isca na boca, um azulão ou azulona não sei dizer, com aproximadamente 3,5 Kg, briga boa, fluocarborno já esgarçado, mas aguentou firme o arrasto entre as pauleiras e deu conta do serviço vencendo o belo peixe. Satisfeito, já podiam me chamar para ir embora, contudo, aquela tarde ainda guardava outra surpresa e bastou outro arremesso, para surgir um novo rebojo e um ataque mais violento acompanhado da trilha sonora "carretilha cantando" que só parou quando o bruto meio quilo mais pesado se entregou.

Na região alguns companheiros relataram a captura de exemplares de até 6 Kg. E referente aos piaus, o único capturado tinha uns 20cm e estava dentro do último azulão.












9 comentários:

Unknown disse...

olá amigo,
Voce tem alguma informação para me passar sobre pousada ou algo do tipo.
Obrigado.

Clayton disse...

Caro amigo, nesse local não tem qualquer estrutura. É coisa para aventureiro. O pessoal encosta num local conhecido como curral. É isso mesmo, um curral abandonado onde quem chegar primeiro fica bem instalado. A grande maioria dos pescadores vão em busca dos Tucunarés. Pescam com peninha lançando-as junto as rochas. Para indentificar os locais onde estão é só observar ocas nas paredes das grutas. Pronto é só pinchar. Particularmente não gosto da categoria de pesca, mas não raro vejo a turma pegando peixe para distribuir, vender, enfim pega-se muito desta forma.

Unknown disse...

caro amigo... esou indo em morada nova pela primeira vez e nao conheço nada naquela região, esse lugar que vc ficou da pra chegar de barco puxada em carretinha(tem lugares que a gente não consegue chegar)eu eu nao queria perder a viagem... outra coisa esse lugar que vc explica tem fazenda proximo, é chato a gente chegar e alguem vir e tirar a gente.desde ja agradeço pelas futuras informações, valeu!!!

Clayton disse...

Olá amigão!

Passando pela cidade de Abaeté, siga sentido Morada Nova, antes de chegar à cidade uns 5 Km, tem uma entradinha de terra sentido a balsa. Há um ano mais ou menos era só atravessar de balsa para ficarmos num dos melhores pontos de pesca do Tucunaré, contudo, não se permite mais acampar por lá. Mas, o que é problema para quem vai desembarcado, se tornou maravilha para quem carrega o bote, pois é possível acampar antes sem fazer a travessia. O local é bem conhecido e a circulação de pescadores é intensa. Depois é por o bote na água e navegar em frente. Você avistará uma pequena vila incrustada no morro, e neste local ficam atracadas as balsas. Navegue no meio do canal e ao passar pela vila passe a margear pela esquerda e comece a pinchar. Existem muitas grotas e não tem perigo de se perder, pois o canal principal é avistado facilmente.

Um abraço,

E boas pescarias sempre! Depois conta como foi, pois só vou pra lá em fevereiro.

Unknown disse...

BOM DIA CLAYTON...ONTEM DEPOIS QUE TE MANDEI A MSN CONVERSSEI COM UM AMIGO QUE DISSE TER IDO LA, ELE FICOU NA CASA DE UM CONHECIDO QUE TEM3 CASAS SEGUNDO ELE É PERTO DA BALÇA DO TRAÇADAL, VC CONHECE PONTOS DE PESCA NESTA REGIAO TAMBEM?

Unknown disse...

BOM DIA CLAYTON...ONTEM DEPOIS QUE TE MANDEI A MSN CONVERSSEI COM UM AMIGO QUE DISSE TER IDO LA, ELE FICOU NA CASA DE UM CONHECIDO QUE TEM3 CASAS SEGUNDO ELE É PERTO DA BALÇA DO TRAÇADAL, VC CONHECE PONTOS DE PESCA NESTA REGIAO TAMBEM?

Clayton disse...

Olá amigo, este lugar não conheço, mais a região é muito boa, e o que não falta é ponto para pescaria. Atualmente estou trabalhando em São Paulo, então, Morada Nova só em fevereiro. Tenho amigos e parentes que batem cartão por lá e pescam de barranco com muitas capturas. Um abraço e boas pescarias sempre!

Clayton disse...

A pesca no local conhecido por curral foi liberada. Já se pode acampar nas proximidades sem problemas. Segundo relatos, tem pescador saindo com mais de 200 Tucunas na caixa e pegam na média de 50 por dia. O local tem grande concentração de peixes, mas não há natureza que resista ao desespero humano.

Anônimo disse...

Hoje em dia não tenho mais tempo de pescar, mas adoro pegar meu barco e ir pro mar.